Com o objetivo de promover a sala de leitura aos alunos de 1º anos, utilizar espaços aprendentes da Unidade Escolar e aprofundar o conhecimento, os professores Rodolfo e Vivian de Língua Portuguesa, desenvolveram o trabalho “Inspirações Literárias com Lygia Fagundes Telles” desenvolvido em 03 etapas:
- Entrevista
Com o objetivo de reconhecer o Gênero Textual Entrevista com foco na leitura e escrita desse tipo de texto expositivo e analisar os mecanismos linguísticos utilizados na construção de uma entrevista. O alunos foram orientados a pesquisar em revistas e jornais entrevistas elaboradas por jornalistas com personalidades brasileiras e transcrevê-las no caderno.
- Fotojornalismo
Com o objetivo de relacionar linguagens verbais e não verbais, possibilitando transmitir conteúdos que revelem posicionamento crítico e social. Identificar ideias-chave. Relacionar textos visuais com textos literários, os alunos foram orientados a pesquisar no netbook imagens relacionadas aos movimentos literários trabalhados em sala de aula e produzir o Fotojornalismo com ilustrações e legendas.
3. Conto – Personagem de história infanto-juvenil
Com o objetivo de contextualizar social e linguisticamente o texto literário. Reconhecer em contos, marcas linguísticas e elementos construtivos da organização que singularizam os diferentes gêneros textuais. Compreender as diferenças entre comédia e tragédia e as características do conto. Com base na entrevista de Lygia Fagundes Telles, feita pelo jornalista Cassiano Ellek Machado e lida em sala de aula, os alunos foram orientados a criar uma personagem para uma história infanto-juvenil e produzir um texto contando como foi que surgiu a inspiração para a criação desse personagem.