ATPC – Gestão de Sala de Aula e Metodologias

O Ensino Integral tem como premissa a Formação Continuada dos nossos professores.

Os temas para essas formações surgem da necessidade da equipe e de acordo com observações feitas em sala de aula. Para as reuniões de ATPC deste semestre, preparamos atividades que contemplem a premissa da “Excelência em Gestão” com foco na Gestão de Sala de Aula e nas Metodologias usadas para intensificar o aprendizado dos nossos alunos.

A referência para esse trabalho foram os livros: Aula Nota 10 – Guia Prático: Exercícios para atingir proficiências nas 49 técnicas e maximizar o aprendizado de Doug Lemov e também  Aula Nota 10 – 49 técnicas para ser um professor Campeão de Audiência, também de Doug Lemov.

No 1º momento foi realizada uma leitura compartilhada entre todos os professores sobre o texto de Introdução:  Aula nota 10, onde o grande objetivo era o de instigar os professores e despertar neles o sentimento de autoavaliação do seu trabalho, mostrando que é possível sim, melhorar sempre. Foi realizada uma  “Dinâmica de Interação” com a equipe, onde cada professor recebeu um envelope contendo uma cartela com 25 números, antes, ao receber a pauta, cada professor recebeu também um número de identificação e este será o seu número durante esse momento. Seguindo a sequência numérica crescente, o professor número 1, escolherá um número para ler um trecho do texto e todos deverão “riscar” o número escolhido de sua cartela. E assim sucessivamente.

As discussões foram voluntárias e excelentes.

Para o 2º momento foi proposto aos professores a realização da “Gincana das Técnicas – Parte 1: Criar Altas Expectativas Acadêmicas” com o objetivo de trabalhar com as 5 primeiras técnicas propostas nos livros. Os professores serão divididos em 5 grupos, cada professor recebeu o texto com a Parte 1 – Criar Altas Expectativas Acadêmicas contendo as 5 técnicas a serem trabalhadas. Como trata-se de uma Gincana, cada grupo recebeu pontuação de acordo com o cumprimento dos 5 itens obrigatórios.

  • Escolher um nome criativo e que faça parte do contexto educacional para o seu grupo. Vale 10 pontos.
  • Apresentar um cartaz com as 5 técnicas de maneira criativa no dia da apresentação. Vale 10 pontos.
  • Preparar uma aula usando as 5 cinco técnicas (com todos os passos e definindo uma a uma) de 15 minutos. Vale 20 pontos.
  • Utilizar o Prezi. Vale 30 pontos.
  • Adicionar um elemento surpresa em sua aula. Vale 30 pontos.

Foi muito mais que maravilhoso!

As apresentações foram dignas de oscar. Houve empenho e dedicação por parte de todos os professores e como consequência, muito aprendizado.

Abaixo você pode ver algumas fotos das apresentações:

Grupo 1 – Liga da Justiça – Professores: Alessandra, Alexandre, Wagner, Juliana e Vivian

g1 g1a

Grupo 2 – Per Tempus – Professores: Ana, Maria Misu, Brás, Simone e Cido.

g2 g2a

Grupo 3 – Asas da Imaginação – Professores: Diva, Sérgio, Arlindo, Marcelo e Virlei.

g3 g3a

Grupo 4 – As Sofiéticas – Professores: Tânia, Carla, Sônia, Daniela, Raquel e Nilcéia.

g4 g4a

Grupo 5 – Dançando na Chuva – Professores: Adriano, Madalena, Rodolfo, Lia e Claudemir.

g5 g5a

E o grupo vencedor da Gincana: Dançando na Chuva.

g5b

Parabéns a Todos os envolvidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *