História

Escola Estadual de Ensino Integral.
A primeira de Santo André.


A Escola Estadual de Ensino Médio Integral Jardim Riviera, nasceu em 2012 com foco na busca plena pela Excelência Acadêmica e a Formação do Jovem como Autônomo, Solidário e Competente, tendo como espinha dorsal o Projeto de Vida dos alunos.

Sempre trabalhando com base nos Quatro Pilares da Educação – Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer – a escola, junto com a Equipe Gestora, Professores e Funcionários trabalha, incansavelmente, na busca da concretização dos sonhos de vida desses jovens, possibilitando a eles o encontro real do lugar em que eles pretendem ocupar no mundo.

Não é um local onde apenas se fabrica sonhos, mas sim um lugar onde se pode, por meio da Pedagogia da Presença, ensinar aos jovens a tirar as pedras do caminho.
No trabalho com esse modelo de escola aprendemos que Visão, Missão, Valores e Premissas são fatores importantes na concretização do sonho da formação diferenciada, assim, ao longo dos anos, entendemos, por exemplo, que a Replicabilidade, que é uma premissa do Modelo Pedagógico da Escola, além de auxiliar outros profissionais quando o assunto são práticas inovadoras, oferece uma forma de registro de aulas, projetos, intervenções que foram criadas para que a escola seja mais prazerosa e que os alunos realmente aprendam.

A escola começou com 06 salas e 169 alunos em 2012, em 2013 o nosso número de alunos subiu para 207, ainda com 06 salas. No ano de 2014, o numero de salas de aulas subiu para 09 e o de alunos para 259, em 2015, nossos números continuaram subindo e chegaram a 314 alunos divididos em 09 salas. O grande salto ocorreu em 2016 quando a escola funcionou com 14 salas e 500 alunos.

Em 2012 a Equipe Gestora e os Docentes contaram com a presença do ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – que agregaram saberes à formação da equipe durante a implantação do novo Modelo de Ensino Integral.

Com o Modelo Pedagógico e de Gestão implantado, era o momento de crescer e assim, em 2013, a escola começava solidificar práticas e alcançar resultados e metas planejadas anteriormente.

Chegava a hora de passar pelo primeiro crivo: SARESP. Uma avaliação aplicada pela Secretaria de Estado da Educação que verifica o desempenho da escola durante o ano letivo em relação a aquisição de competências e habilidades necessárias.

E o nosso primeiro IDESP foi de 2,85. Com apenas 2 anos de fundação.

Em 2014, com muito mais lutas e união da nossa equipe, a escola começa a deslanchar. Nossas Disciplinas Eletivas foram um show de conhecimento, nosso ano foi muito produtivo e nosso IDESP foi de 3,43.

Chega então 2015. Um ano cheio de desafios. Professores novos, alunos novos. E nossa escola continuava crescendo. Agora, nosso IDESP foi para 4,15. Que felicidade!

Se lembrarmos que a meta para o Ensino Médio é 5,0 em 2030, podemos considerar que estamos muito bem! Sim? Não! Queremos mais.

O sonho da nossa comunidade escolar é fazer história e alcançar a meta 5,0 no ano de 2016. Algo que pode parecer distante, longe, mas para nossos alunos, professores, gestores e funcionários está bem pertinho basta queremos alcança-lo!

Vem com a gente?

Encontre-nos. Curta e Compartilhe.