Coordenação Geral

Coodenadora Pedagógica Geral da Unidade
Professora Rute Correa Scardua


Rute Correa Scardua
A Coordenação Geral da Escola Estadual Educador Pedro Cia tem a frente à Professora Rute Correa Scardua. Formada em Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Física. Especialista em Estatística, Álgebra, Educação Matemática, Práticas e Metodologias do Ensino. Com formação específica no magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. Professora Efetiva da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Iniciou sua carreira como professora no interior de São Paulo e posteriormente na Capital Paulista e na Região do ABC. Como Coordenadora, atuou em escola regular de ensino em Santo André, em 2013, recebeu o convite para compor a Equipe da recém criada Escola de Ensino Integral Educador Pedro Cia.

Para a Coordenadora Geral, Professora Rute, responsável pela Formação Continuada dos professores, o trabalho com a coordenação da escola é extremamente gratificante, conforme relata: "Trabalhar com a Formação Continuada dos professores é o que me motiva todos os dias. Poder fazer parte desse processo e ver o crescimento deles quanto às bases da educação é um presente para mim".

A Coordenação Geral tem a sua principal missão voltada a Formação Continuada dos professores, no escopo do embasamento teórico-científico, na busca constante pela excelência acadêmica e de gestão.

Todas as premissas permeiam o trabalho do Coordenador Geral, haja vista a busca constante pelas Diretrizes do Ensino Integral no trabalho da Coordenação Geral e um aprimoramento linear da equipe no que diz respeito ao trabalho com o Modelo Pedagógico do Programa de Ensino Integral.

Tendo como grande premissa a Formação Continuada dos professores, a Coordenação Geral, também é responsável, junto a Diretora da Unidade, Professora Cleide, pela formação dos Professores Coordenadores de Área, dando a eles subsídio e embasamento teórico para suas práticas cotidianas com os professores em cada área.

Faz parte do “quadrado” do professor coordenador geral o trabalho com as Disciplinas Diversificadas – Disciplinas Eletivas, Orientação de Estudos, Preparação Acadêmica e Mundo do Trabalho – e ainda o alinhamento com a Professora Ester, Vice Diretora da Unidade e responsável pelo Projeto de Vida. Há ainda as Disciplinas de Práticas de Laboratório em Matemática, Física, Química e Biologia que fazem parte do escopo da coordenação geral. Também dentro desse “quadrado” podemos destacar a Pré-Iniciação Científica.
“Estar à frente da Coordenação Geral da Escola é como ser o condutor de um trem. Há vários tipos de vagões. Todos eles com funções importantíssimas e extremamente necessários ao bom funcionamento da “Estação”, da “Cidade”, do “País”. Mas, todos devem (e precisam) estar alinhados, caso contrário, não se chegará a lugar algum!” Relata a Professora Rute.

Encontre-nos. Curta e Compartilhe.