Disciplinas Diversificadas

Disciplinas Diversificadas, os Componentes Curriculares do INOVA


Na construção do Modelo Pedagógico do Programa Ensino Integral, quatro princípios educativos fundamentais foram eleitos para orientar a constituição das suas metodologias, sempre como referência a busca pela formação de um jovem autônomo, solidário e competente. São estes os quatro princípios: - A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil.

O Programa de Ensino Integral definiu um modelo de escola que propicia aos seus alunos, além das aulas que constam no currículo escolar, oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida.

No Programa Ensino Integral os educadores, além das atividades tradicionais do magistério, têm também como responsabilidade a orientação aos alunos em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, por meio das Disciplinas Diversificadas: Projeto de Vida, Orientação de Estudos, Preparação Acadêmica e Mundo do Trabalho. Para o ano de 2020, a Secretaria da Educação realizou algumas alterações na grade de seus componentes curriculares: a disciplina de Preparação Acadêmica e Mundo do Trabalho foram incorporadas ao Projeto de Vida e esta compõe a nova grade chamada de componentes do INOVA Educação: Projeto de Vida, Orientação de Estudos e Tecnologia, além das Disciplinas Eletivas que continuam na grade.

Projeto de Vida

A Espinha Dorsal do Programa Ensino Integral

O Projeto de Vida é um meio de motivar os alunos a fazerem bom uso das oportunidades educativas. Aos educadores cabe a tarefa de apoiar o projeto de vida de seus alunos e garantir a qualidade dessas ações. No entanto, cabe também aos alunos a corresponsabilidade no seu desenvolvimento, já que são os interessados diretos.
O Projeto de Vida é o foco para o qual devem convergir todas as ações educativas do projeto escolar, sendo construído a partir do provimento da excelência acadêmica, da formação para valores e da formação para o mundo do trabalho.

Orientação de Estudos

Aprender a estudar é começo de tudo

A introdução da Orientação de Estudo na matriz curricular do Ensino Integral deve-se, em primeiro lugar, à estratégia de que aprender a estudar é condição primordial para o desenvolvimento da autonomia de nossos estudantes. Parte-se da percepção de que, em geral, o que ocorre nas escolas é que os procedimentos de estudo exigem uma abordagem adequada ao conteúdo do ensino. Tais procedimentos como a elaboração de resumos, fichamentos, resenhas e esquemas são mais efetivos quando utilizados segundo metodologia própria nas orientações dos diversos professores.

Preparação Acadêmica (A Disciplina foi incorporada ao Projeto de Vida em 2020)

O futuro acadêmico começa na escola

Com a proposta de apresentar ao estudante uma visão que vai além da simples escolha de um curso ou da preparação para o mercado de trabalho, por meio de uma ocupação qualificada. Trata-se de algo muito maior: a construção da identidade do jovem por meio do estudo e do trabalho. A escolha de uma carreira profissional é um desafio. Nem sempre é fácil para o jovem identificar os próprios interesses e vocações para o trabalho ou encontrar na família, entre os amigos, na literatura ou na internet as informações necessárias para embasar a sua decisão.

Mundo do Trabalho (A Disciplina foi incorporada ao Projeto de Vida em 2020)

Preparando cidadãos para mundo

O que o jovem espera do mundo do trabalho? O trabalho é uma das portas de entrada para a vida adulta. Por meio dele, o jovem vislumbra a possibilidade de concretizar sonhos, participar mais ativamente da vida social e conquistar autonomia financeira e pessoal. O trabalho é, ainda, fundamental para a formação da identidade social. Como adultos, reconhecemo-nos uns aos outros, entre vários aspectos, a partir das profissões que exercemos. Por outro lado, a expectativa de entrada no mundo do trabalho é assunto que desperta diversas dúvidas no jovem e a Disciplina de Mundo do Trabalho vem ajudar o jovem nessa fase tão difícil para ele.

Projeto de Vida, Orientação de Estudos, Preparação Acadêmica e
Mundo do Trabalho (esses dois últimos foram incorporados ao Projeto de Vida em 2020)


Diante das oportunidades que surgem no seu cotidiano escolar, os jovens deverão ser capazes de compreender as exigências da sociedade contemporânea com a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades específicas asseguradas a partir das ofertas das condições para construção dos projetos de vida dos seus alunos, realizados por meio da excelência acadêmica, da formação para valores e da formação para o mundo do trabalho.

(Fonte: Publicações do Ensino Integral/SEE-SP)
PV
PA
T_OE
mundodotrabalhov1
mundodotrabalhov2

Encontre-nos. Curta e Compartilhe.