Disciplinas Diversificadas

Disciplinas Diversificadas


Na construção do Modelo Pedagógico do Programa Ensino Integral, quatro princípios educativos fundamentais foram eleitos para orientar a constituição das suas metodologias, sempre como referência a busca pela formação de um jovem autônomo, solidário e competente. São estes os quatro princípios: - A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil.

O Programa de Ensino Integral definiu um modelo de escola que propicia aos seus alunos, além das aulas que constam no currículo escolar, oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida.

No Programa Ensino Integral os educadores, além das atividades tradicionais do magistério, têm também como responsabilidade a orientação aos alunos em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, por meio das Disciplinas Diversificadas: Projeto de Vida, Orientação de Estudos, Preparação Acadêmica e Mundo do Trabalho.

Projeto de Vida

A Espinha Dorsal do Programa Ensino Integral

O Projeto de Vida é um meio de motivar os alunos a fazerem bom uso das oportunidades educativas. Aos educadores cabe a tarefa de apoiar o projeto de vida de seus alunos e garantir a qualidade dessas ações. No entanto, cabe também aos alunos a corresponsabilidade no seu desenvolvimento, já que são os interessados diretos.
O Projeto de Vida é o foco para o qual devem convergir todas as ações educativas do projeto escolar, sendo construído a partir do provimento da excelência acadêmica, da formação para valores e da formação para o mundo do trabalho.

Orientação de Estudos

Aprender a estudar é começo de tudo

A introdução da Orientação de Estudo na matriz curricular do Ensino Integral deve-se, em primeiro lugar, à estratégia de que aprender a estudar é condição primordial para o desenvolvimento da autonomia de nossos estudantes. Parte-se da percepção de que, em geral, o que ocorre nas escolas é que os procedimentos de estudo exigem uma abordagem adequada ao conteúdo do ensino. Tais procedimentos como a elaboração de resumos, fichamentos, resenhas e esquemas são mais efetivos quando utilizados segundo metodologia própria nas orientações dos diversos professores.

Preparação Acadêmica

O futuro acadêmico começa na escola

Com a proposta de apresentar ao estudante uma visão que vai além da simples escolha de um curso ou da preparação para o mercado de trabalho, por meio de uma ocupação qualificada. Trata-se de algo muito maior: a construção da identidade do jovem por meio do estudo e do trabalho. A escolha de uma carreira profissional é um desafio. Nem sempre é fácil para o jovem identificar os próprios interesses e vocações para o trabalho ou encontrar na família, entre os amigos, na literatura ou na internet as informações necessárias para embasar a sua decisão.

Mundo do Trabalho

Preparando cidadãos para mundo

O que o jovem espera do mundo do trabalho? O trabalho é uma das portas de entrada para a vida adulta. Por meio dele, o jovem vislumbra a possibilidade de concretizar sonhos, participar mais ativamente da vida social e conquistar autonomia financeira e pessoal. O trabalho é, ainda, fundamental para a formação da identidade social. Como adultos, reconhecemo-nos uns aos outros, entre vários aspectos, a partir das profissões que exercemos. Por outro lado, a expectativa de entrada no mundo do trabalho é assunto que desperta diversas dúvidas no jovem e a Disciplina de Mundo do Trabalho vem ajudar o jovem nessa fase tão difícil para ele.

Projeto de Vida, Orientação de Estudos, Preparação Acadêmica e
Mundo do Trabalho


Diante das oportunidades que surgem no seu cotidiano escolar, os jovens deverão ser capazes de compreender as exigências da sociedade contemporânea com a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades específicas asseguradas a partir das ofertas das condições para construção dos projetos de vida dos seus alunos, realizados por meio da excelência acadêmica, da formação para valores e da formação para o mundo do trabalho.

(Fonte: Publicações do Ensino Integral/SEE-SP)
PV
PA
T_OE
mundodotrabalhov1
mundodotrabalhov2

Encontre-nos. Curta e Compartilhe.