Área de Linguagens

A Área de Linguagens abrange as disciplinas de
Língua Portuguesa, Educação Física, Artes e Língua Estrangera Moderna.


A frente da coordenação da área de Linguagens está a professora Virlei Marques Loureiro, nascida na cidade de São Paulo no ano de 1960, formada em Letras, Psicopedagogia e Gestão Escolar. É professora de Língua Estrangeira Moderna desde 1981 e Coordenadora da Área de Linguagens desde 2013. Iniciou no PEI - Programa de Ensino Integral - no ano de 2012, junto a fundação da escola.

“Confesso que quando passei pela entrevista na Diretoria de Ensino de Santo André para atuar como professora de Língua Estrangeira fiquei muito feliz, mas ao mesmo tempo apreensiva, já que era uma proposta totalmente diferente do que estava acostumada a trabalhar. Desde então foi uma das melhores decisões profissionais que tive, além de ser gratificante é inovador, sai totalmente da minha zona de conforto para recomeçar. Hoje tenho mais foco e um projeto de vida onde aprendo com eles todos os dias e passei a acreditar muito mais na Educação do meu País.” Relata a professora Virlei.

Para a professora Virlei, atuar na Escola Estadual Educador Pedro Cia sempre é um processo de reconstrução e um constante aprendizado. “Trabalhar com alunos que chegam totalmente sem objetivo, sem perspectiva e fazê-los se tornarem protagonistas e com projeto de vida encaminhado, não é tarefa fácil, mas é gratificante. Hoje tenho mais foco e um projeto de vida onde aprendo com eles todos os dias e passei a acreditar muito mais na Educação do meu País.” Garantir a qualificação e o desenvolvimento integral dos alunos, trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais para estabelecer uma relação mais igualitária e dialógica, sendo mediador, facilitador e articulador do conhecimento e incentivando na busca pelo protagonismo é o que a professora Virlei tem como meta de trabalho na escola.
1 (11)

Atribuições do Professor Coordenador de Área

As atribuições de Professor Coordenador de Área tem como foco o trabalho específico com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, além de colaborar na formação continuada específica da área de Linguagens e ainda alimentar as Boas Práticas da escola trabalhando no escopo das relações interdisciplinares.

Ainda como atribuições do professor coordenador de área, há o auxilio aos professores na elaboração da documentação da escola, contribuindo assim para especificidade das ações de cada um na Unidade Escolar no processo de ensino-aprendizagem e a orientação a formação dos professores no tocante às questões interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, a fim de melhorar a elaboração das aulas em torno dos quatro pilares da Educação.

A Área de Linguagens abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, com os professores Tânia, Simone, Vivian e Rodolfo; Língua Estrangeira Moderna, com as professoras Virlei e Vivian; Educação Física, com as professoras Carla e Raquel e Artes com a professora Diva.

Encontre-nos. Curta e Compartilhe.